AVESTRUZ
Struthio camelus

Os avestruzes apareceram e vivem em liberdade naÁfrica, mas hoje em dia já podemos encontrá-las em diversos outros lugares do mundo. Eles são muito fortes e sobrevivem em ambientes muito diferentes, até já existe gente que cria avestruzes como se criam galinhas! E é um bom negócio.

É a maior ave que existe no mundo. Pode chegar a pesar mais de 85 quilos, tanto como pesa um homem, e medir quase 3 metros.

Em relação ao peso e tamanho o avestruz tem asas muito pequenas que não a deixam voar. Em compensação as patas são muito compridas e fortes para poder correr muito depressa. Mas como é uma ave muito calma, raramente o faz.

O macho tem as penas de cor preta e a fêmea tem as penas em tons de cinza ou castanho. O pescoço quase não tem penas, só uma leve penugem.

É a única ave que tem dois dedos em cada pata e no dedo maior tem uma unha enorme que usa, junto com o bico, para se defender quando é atacada. Essa unha pode causar feridas muito graves.

Alimenta-se de grãos, ervas, sementes, insetos e outros bichinhos pequenos. Para a ajudar a fazer a digestão, isto é, a moer os alimentos no estômago, o avestruz come pedras.

É por isso que se diz que o avestruz come tudo o que vê pela frente. Ele come muitas coisas estranhas e o seu estômago é tão forte que consegue até digerir metais!

Os avestruzes põem os ovos numa cova pequena no chão e podem juntar nessa cova 25 ovos. O ovo de avestruz é tão grande que dá para fazer um omelete para 8 pessoas!

A casca do ovo é tão grossa que uma pessoa pode ficar de pé em cima do ovo que ele não se quebra. Para abrir é preciso fazer um furo no fundo com uma pedra afiada.

Um ovo de avestruz demora 40 minutos para ser cozido. Tanto tempo que dá para ver metade de um jogo de futebol até estar pronto.

Os filhotes demoram 50 dias para nascer, mais de um mês e meio. Mas só quando têm dois anos é que ficam com o aspecto dos pais. Até ficarem adultos os filhotes de avestruz mudam 4 vezes de penas.

A dança do acasalamento é a maneira do macho chamar a atenção da fêmea. Apesar de terem um aspecto trapalhão dizem que parecem verdadeiras bailarinas.

O olho do avestruz tem o tamanho de uma bola de tênis. Para proteger os olhos da areia ele tem cílios muito compridos e dois pares de pálpebras, que fecham para baixo e outra para os lados.

A sua visão é excelente, os olhos situam-se numa altura superior a dois metros podendo focar objetos perto de si ou distinguir o movimento de objetos à longa distância.

Dizem que o avestruz, quando sente algum perigo, fica com medo e procura esconder-se enterrando a cabeça na areia - ele pensa que se não vê os outros, eles também não o vêem. Esta idéia surgiu porque o avestruz está sempre de cabeça baixa à procura de coisas para comer.

<< voltar

   

facebook twitter


� Copyright Mariana Caltabiano Criações