COELHO
Oryctolagus cuniculus

O coelho tem origem na Europa e África.  Ele foi levado para diferentes partes do mundo por volta do ano de 1600.  Também foi levado para Austrália por um fazendeiro. Como lá não tinha predadores, os coelhos se reproduziram em enorme quantidade e destruíram muitas plantações. 

Se sentir-se ameaçado, um coelho pode saltar a uma altura de até 6 metros. Eles são os animais mais caçados pelo homem no mundo todo. Por isso, o coelho selvagem fica mais ativo durante a noite e o coelho domesticado é adaptado à vida diurna.
O que facilita a fuga desses animais é que podem olhar para trás sem se virar devido à posição de seus olhos ao lado da cabeça.

Os coelhos não podem ficar de estômago vazio, por isso eles comem constantemente.
Eles não são roedores, apesar de roerem tudo que vêem pela frente. Eles roem tudo para gastar seus dentes, que não param de crescer. Os dentes crescem por toda a vida deles.

O período de gestação de um coelho varia de 28 a 34 dias. Ele pode ter de 5 a 6 filhotes por ninhada e 25 a 50 filhotes por ano.

No antigo Egito, o coelho simbolizava vida nova e nascimento. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua.

O coelho é símbolo da páscoa devido a sua capacidade de ter muitos filhotes. Para judeus e cristãos ele simboliza a esperança de uma nova vida.

Há 50 raças de coelhos no mundo todo. A raça mais conhecida é o “Coelho Comum”. Os coelhos da raça “Champagne D'Argent” nascem pretos e quando crescem ficam cinzentos. Os da raça “Gigante de Flandres” chegam a pesar 12 kg.


COELHO vs LEBRE

O coelho está por quase todo o mundo, vivendo em lugares com muito mato, preferindo terrenos secos e arenosos, mais fáceis para a construção de covas. A alimentação é essencialmente de folhas, raízes, caules, grãos e mesmo cascas suculentas de algumas árvores.

A lebre pertence à família do coelho, mas tem algumas diferenças. Nada bem e sobe em lugares altos sem dificuldade. Ela prefere as terras cultivadas, sobretudo planas, úmidas e pouco cobertas. É uma espécie herbívora (só come vegetais), sendo à base da sua alimentação parecida com a do coelho.


COELHOS FAMOSOS

Coelho da Páscoa
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. Nessa época surgiu a lenda que dizia que o coelho visitava as crianças e escondia ovos coloridos para elas procurarem na manhã de Páscoa.
Outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos, como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Elas acharam que os ovos tinham sido trazidos pelo coelho e a notícia se espalhou.Conheça outra versão no livro animado A História da Páscoa.

Sansão (Turma da Mônica)
O personagem Sansão foi criado em 1963.
Mauricio de Souza se inspirou no coelho de pelúcia de sua filha Mônica. Ela o arrastava pela casa toda. O coelho da turma da Mônica só ganhou o nome “Sansão” em 1983 e foi dado por uma menina de 2 anos de idade.
Pernalonga
Bugs Bunny ou Pernalonga, como é conhecido no Brasil, é um dos personagens da série de animação Looney Tunes e Merry Melodies.
Sua primeira aparição foi no ano de 1938 no desenho “A caçada de Gaguinho ao Coelho”. Pernalonga é a estrela do estúdio Warner Bros. Seu jeito divertido e a sua famosa frase “O que é que há velhinho?” É até hoje um sucesso entre crianças e adultos.

Perninha e Lilica
Foram criados pela Warner bros e Steven Spielberg nos anos 90. Tiny Toons é uma versão de personagens infantis dos Looney Tunes. Perninha e Lilica são os engraçados sobrinhos de Pernalonga. Eles têm muita energia e entusiamo para salvar a humanidade e juntos vivem muitas aventuras.
Tambor
É um personagem criado pelo Walt Disney para o longa metragem “Bambi”. Esse coelho esperto e falante tinha a mania de bater suas enormes patas no chão. Por isso, ganhou o nome de Tambor. Ele é o melhor amigo de Bambi.

Coelho Oswaldo
 Em 1920, Walt disney criou o coelho Osvaldo para uma nova série de curtas de animação. Após uma briga com os estúdios da Universal Pictures, Disney perdeu os direitos do personagem.
Em resposta a essa perda, o camundongo Mickey foi criado e até hoje faz um enorme sucesso.

Roger Rabbit
É um simpático coelho do longa metragem “Uma Cilada para Roger Rabbit”. Os personagens vividos por atores de verdade contracenam com personagens de desenho animado. Esse filme foi um sucesso nos anos 90 e ganhou vários Oscars inclusive de efeitos visuais.
Coelho Branco
O coelho branco foi criado na obra literária “As aventuras de Alice no País das Maravilhas” produzida por Lewis Carrol.
Na versão em desenho animado de Walt Disney, o coelho ficou famoso pela sua canção “É tarde! É tarde! É tarde até que arde! Ai, ai, meu Deus! Alô, adeus! É tarde, é tarde, é tarde!”. É por causa dele que Alice vive as suas aventuras na história. Ela o segue e acaba descobrindo um mundo maravilhoso com loucos personagens.
Ricochete

Bing, Bing, binglinlin Coelho Ricochete!” Fala o xerife mais temido do velho oeste. Quando sai atrás do bandido acompanhado do seu fiel ajudante Blau Blau, ele enfrenta qualquer problema.
Diverte o público e confunde os bandidos da história ao sacar a sua pistola, que contém inúmeras surpresas dentro.
A série de desenho animado foi lançada no ano de 1964, pelo Estúdio de Hanna Barbera e encanta até hoje várias gerações.


<< voltar para o especial coelho
| << voltar para animais domésticos
   

facebook twitter


� Copyright Mariana Caltabiano Criações